Vamos falar neste primeiro mês do ano sobre o mundo empresarial, fusões, aquisições e crescimento. Sobre uma empresa de origem canadense à frente do seu tempo.
Voltando no tempo...
2015 – Esta empresa adquiriu outras empresas no Brasil, outros grupos de profissionais vieram fazer parte do seu time, seres humanos unidos pelas suas marcas, suas especializações, diferentes culturas, tudo muito complexo e ao mesmo tempo muito simples.
Uma questão para resolver. Como integrar estas equipes com uma única marca e um único propósito?
Qual seria a campanha de integração ideal que poderiam fazer?
A Receita é muito simples
Realizar uma gincana entre todas as equipes das empresas. Uma gincana social, com meta de doação, com uma causa social por trás.
Escolheram a causa do idoso- Procuraram e chegaram no Projeto Velho Amigo – Por que? Além de não ser apenas uma ILPI (instituição de longa permanência para idosos) perceberam pelo site que se tratavam de uma associação que cuidava da causa e de um pool de 19 instituições, localizadas em São Paulo e grande São Paulo.
A Gincana foi denominada “Velho Amigo” e cada grupo teve uma série de requisitos para participar, além de doar roupas boas, tiveram que escolher instituições para conhecerem, além de observarem a realidade em que vivem estes idosos foram ouvir suas historias
E quanto maior a arrecadação, visitas e outros referenciais, mais pontos a equipe ganhava. Ai aconteceu a grande competição para o bem. O exercício da integração por um proposito maior, todos da mesma marca para uma causa.
Os feedbacks que escutei foram fantásticos, desde a filha de 17 anos do Country Manager que participou da ação com o pai e resolveu ser voluntaria do lar de idosos. Até da executiva que acionou o whatsapp da família para pedir doações. Executivos entre 20 e 40 anos descobrindo a causa do Idoso.
O assunto em comum para esta integração não foi o futuro da empresa, foi o futuro de todos os indivíduos com mais de 60 anos que eles conheceram neste período.
A integração se deu naturalmente, com a responsabilidade social de todos, de forma divertida e na linguagem do mundo de hoje, um jogo, no qual o vencedor são todos os envolvidos.
Quer proposito melhor para integrar um grupo? A Responsabilidade Social.
O Projeto Velho Amigo com seus 1500 idosos recebeu este presente de começo de ano. Quando retornou as atividades no dia 04 de Janeiro. Quase 3000 itens de doados, foram separados para distribuir para as casas e colocar no nosso bazar.
E eu como voluntaria e vice-presidente do Projeto Velho Amigo tive a oportunidade conhecer melhor está ação com um bate papo com a Susanne Büssem , coordenadora entusiasmada por todo este projeto na OPENTEXT e Marisa Pereira Gestora do Projeto Velho Amigo.
Fiquei tão emocionada que fiz questão de fazer esta matéria, pois acredito muito na integração através do Proposito que tanto se fala hoje no mundo empresarial, mas vamos pensar além das marcas, vamos pensar nestas marcas tendo um proposito social de transformar este mundo para melhor promovendo e despertando o lado solidário de toda sua equipe.
Parabéns OpenText vocês deram um exemplo e inspiração para outros empresários e obrigado por abraçar a causa dos idosos.
Alguns números desta ação:
Período da Gincana - teve início dia 24 de novembro e foi até dia 28 de dezembro. As entregas das doações e visitas as casas até dia 23 de dezembro na própria empresa. Depois foram encaminhadas para o escritório do Projeto Velho Amigo.
Funcionários empresa – 160
Funcionários envolvidos diretamente na ação – 52
Obs. Houve envolvimento indireto dos funcionários que não participaram diretamente e também dos familiares dos funcionários.
Item doados – 2500
Visitas realizadas para vários lares de idosos assistidos pelo Projeto Velho Amigo - 44
178 historias foram relatadas. Algumas muito emocionantes.
Projeto Velho Amigo - www.velhoamigo.org.br
OPENTEXT - www.opentext.com