Quando falamos em evento de captação, não podemos ser ingênuos e pensar apenas nas organizações sociais sem fins lucrativos que captam recursos também através de evento. Vamos pensar no mercado como um todo, sim, no setor empresarial que aquece suas vendas com o apelo das festas de final de ano, com a chegada do Papai Noel.
Nas empresas que realizam suas festas de final de ano para captar maior relacionamento entre todos da equipe interna e aquelas que fazem festas para os clientes.
Está valendo tudo!
Uma avalanche de promoções, o consumo está a flor da pele. Os shoppings lotados, apesar da crise, enfim as festas é a grande salvação da lavoura. O momento é de captar recursos!
Ai penso em quem realmente vive de doações. Nesta época também têm as festas intensificada. Ações com funcionários, doações de empresas, bazares beneficentes, brechós, a gente vê de tudo.
Espaço no Varejo para as Doações
No entanto, como mulher de marketing e vinda do varejo, tinha uma certa frustação por não ver as lojas realizarem ações de doação nesta época, observo isto há anos. A busca pela oportunidade e captar em benefício próprio é tão grande que o outro, o coletivo é esquecido.
Mas vamos deixar a regra de lado e falar das exceções
A doceira “Amor aos Pedaços” rede nacional com mais de 50 lojas realiza uma ação anual, na qual tem um bolo de natal destinado com parte da renda para uma organização social.
Este ano a causa foi a educação e a organização social é o Pró- Saber de Paraisópolis. Que leva educação de qualidade para crianças e jovens desta comunidade, conheço pessoalmente o trabalho da Maria Cecilia Lins e toda sua equipe de voluntarias e é simplesmente emocionante. Só com boa educação mudaremos este pais.
A Promoção da AMOR AOS PEDAÇOS é com o BOLO TRUFADO DE UVA. Fica por todo o período das festas de fim de ano.
No entanto o grande case foi o que a loja “Sinhá” no shopping Iguatemi em São Paulo, está realizando, fugiu de todas as regras do varejo convencional e mostrou o que realmente é fazer uma promoção 100% em prol de uma causa.
Neste momento em que todo lojista pensa em recuperar todas as vendas do ano, a empresaria Vera Queiroz abriu um espaço da loja para o Projeto Velho Amigo lançar suas camisetas e além de deixar vitrine exclusiva e prateleiras, ela está doando 100% da venda, isto mesmo!!!
Está loja é o verdadeiro luxo, e esta empresaria mostra o que realmente é fazer a festa de captação neste final de ano.
No dia do lançamento as vendas quase esgotaram e foram prorrogadas até dia 04 de janeiro.
A loja bombou !!!
Estamos em um novo tempo, devemos rever nossos conceitos de festas, somar, dividir e multiplicar.
Temos que seguir bons exemplos, vamos colocar as causas em evidencia.
Educação, idosos, crianças, mulheres.
É época de celebrar a vida! Porque não transformar estas festas em menos consumo e mais doação?
Afinal é isto que celebramos no Natal!
Feliz 2016 para todos!
Dados das ações
Amor aos Pedaços – Bolo trufado de uva – Telefone delivery 11 4003-5030
em prol Pró-Saber www.prosabersp.org.br
Sinhá – Shopping Iguatemi – Piso térreo – loja E2 Telefone 11 3032-3051
Vendas camiseta Projeto Velho Amigo até 04/01/2016 valor R$ 180,00
www.velhoamigo.org.br